PROJETO
CRECHE II – PROFESSORAS: MARI E VENERITA
TEMA:
BRINCANDO EU APRENDI E NUNCA MAIS ESQUECI
OBJETIVO: Promover através dos jogos e
brincadeiras o desenvolvimento cognitivo, emocional, social, psicológico e
afetivo da criança.
O
projeto “Brincando eu aprendi e nunca esqueci” foi realizado com 27 alunos da
creche II, do Centro Municipal de Educação Infantil Rubens José Quintiliano, pelas
professoras Mariuzane e Venerita de abril a outubro de 2012.
Sabemos que nessa faixa etária de 2 a 6 anos
a criança encontra se necessitada de
novos desafios; sem esses a criança definha, torna-se apática, ou agressiva. A brincadeira é tão importante que é até
usada pela psicologia como forma de tratamento. É a Ludoterapia que segundo
Telles nada mais é que a observação da forma que a criança brinca. Durante o projeto procuramos fazer com que
nossos alunos se relacionassem com outros colegas da creche, favorecendo a
socialização dos mesmos, bem como o fato de sentir prazer ao brincar com o seu colega.A criança aprende brincando, o que
aparentemente, ela faz para gastar energia é na realidade uma importante
ferramenta para seu desenvolvimento. Com o projeto as crianças puderam:
- · Expressar manifestações de desejos e sentimentos no cotidiano.
- · Adquirir hábitos de cuidados, valorizando atitudes relacionadas com a higiene do seu corpo.
- · Demonstrar através do lúdico a convivência com diferentes sentimentos do seu interior.
- · Criar o hábito do dialogo, como forma de resolver conflitos.
- · Exercitar a imaginação e a criatividade através dos jogos e brincadeiras.
- · Respeitar as diversas crenças e culturas étnicas do grupo que frequenta. Concluímos, então que o desenvolvimento do aspecto lúdico facilita a aprendizagem, o desenvolvimento pessoal, social e cultural. Facilitando os processos de socialização, comunicação, expressão e construção do conhecimento. Enfim, desenvolve o individuo num todo.
PROJETO
CRECHE III – PROFESSORAS: IZABEL E ELISÂNGELA
TEMA: MEU
MUNDO MEU MOVIMENTO
OBJETIVO: Controlar
e ampliar gradativamente o próprio movimento, aperfeiçoando seus recursos de deslocamento e ajustando habilidades
motoras nos jogos, brincadeiras, danças e demais situações propostas.
Com
o presente projeto desenvolvido, percebemos que é possível pensar nos jogos e
brincadeiras enquanto conteúdos de ensino que possibilitam a valorização das
experiências do aluno, a sua cultura e a construção do conhecimento a partir da
relação com o meio, resolvendo problemas e promovendo descobertas.
É
importante ressaltar que os educadores precisam estar atentos para o fato de
que as crianças dão preferência ao lúdico, sendo que nenhuma destas se
desenvolve igual à outra, cada uma no seu tempo, levando em conta a sua faixa
etária.
Sendo
assim a criança adquiri uma relação com o lúdico através de interações sociais,
aprendendo a participar ativamente nas atividades propostas e observar o que
está sendo apresentado através do domínio do próprio corpo.
Segundo Vitor Fonseca
(2004), é por meio da atividade motora que a criança vai construindo um mundo
mental cada vez mais amplo, não apenas em conteúdo, mas também estrutura.
Concluímos com este trabalho que precisamos
estar realmente compromissados com as crianças, no qual é a fase mais
importante para o desenvolvimento e construção do sujeito. A psicomotricidade é
o diferencial nesta etapa quando realizada com objetivos claros e concretos.
Nas
atividades psicomotoras os alunos revelaram as mais diferentes emoções, tendo a
oportunidade de criar, expressar se por meio das brincadeiras, conhecerem a si
mesmos e as diferentes funções que o corpo realiza conhecer o outro, e o espaço.
Concluímos também que a psicomotricidade quando envolvida
com aprendizagem, traz resultados positivos, pois foi através das atividades de
movimentos que nossos alunos tiveram a oportunidade de desenvolver-se
cognitivamente, pois com um simples traçado de uma letra no chão, quando a
criança passou por cima, ela estava
assimilando este movimento, e também com um simples modelar de uma
massinha, oportunizamos a criança a
movimentar seus punhos que muita das vezes não se locomovem adequadamente, o
que possibilitará a escrita da criança quando entrar na fase de alfabetização.
O corpo é o veículo para a ação, para o conhecimento e para socialização. As
experiências corporais modificam o intelecto, a vida afetiva e as ações motoras
dos indivíduos. O corpo deve ser visto como um todo, pois nele estão todas as
tensões e emoções que caracterizam a evolução psico afetiva de um sujeito. Toda
a educação psicomotora deve ser realizada levando-se em conta as necessidades
reais do indivíduo, partindo do simples para o complexo. Sem dúvida uma criança
que não conhece a si mesmo e suas potencialidades não conseguirá também relacionar-se com si mesmo e com os
outros, vivendo em mundo isolado e distante, sendo assim procuramos estimular o
movimento através de brincadeiras e jogos, proporcionado assim uma vivencia
corporal ampla capaz de desenvolver capacidades física, afetivas e motoras.
PROJETO PRÉ I A – PROFESSORAS: SUELI E NÁDIA
TEMA:
OS DONOS DA TERRA RIQUEZAS DE UMA GRANDE CRIAÇÃO
OBJETIVO:
Visualizar
e conhecer as diferentes etnias internas de nossa sala de aula, respeitando a
pluralidade cultural e étnica, contribuindo para a construção de uma sociedade
em que as diferenças não se constituem em desigualdades.
Através da observação da sala de aula percebemos as
varias descendências que ali se encontram. Sendo assim trabalhamos sob um
enfoque pluralista da cultura brasileira, podendo ressaltar aspectos que contribuíram
para uma melhor valorização dos grupos
étnicos.Desta forma, através de diversas atividades a criança
conseguiu elaborar os saberes de forma mais reflexiva, mais participativa,
permitindo a construção de um ser, agente de transformação, consciente de seus
direitos e deveres, de um ser em constante desenvolvimento.
O projeto ”Os Donos da Terra, riquezas de uma grande
criação” foi realizado com os alunos do Pré I A do Centro Municipal de Educação
Infantil Rubens José Quintiliano pelas professoras Nádia Santiago da Silva e
Sueli das Graças O. Barbosa, entre os meses de abril a outubro de 2012,
almejando o acolhimento das diferentes culturas a diversidade de etnias,
crenças, costumes e valores que caracterizam a população brasileira.Para a realização
deste projeto contamos com os espaços internos e externos de nossa instituição. A transmissão e
concretização dos conteúdos acontecerão através de brincadeiras e atividades
diversificadas. Em algumas
situações contamos com a presença e colaboração dos pais, professores, alunos,
funcionários do CMEI e da comunidade em geral.
Artes visuais
Confeccionamos a bandeira do Brasil para identificar que
somos a mistura de vários povos como negros, pardos, índios e bugres.
Música
Cantamos a música Na Tribo e discutimos como seria a vida
numa tribo indígena através de um painel que foi confeccionado com desenhos
desta forma o processo de ensino e aprendizagem tornou-se mais atrativo.
História
Contamos várias lendas japonesas como A lenda da cerejeira.
Entre as diferentes formas de exploração desta história, fizemos um passeio na
ACEC para conhecer a árvore e um pic nic onde fomos muito bem recebidos pelos
japoneses e confeccionamos um painel com o desenho da árvore.
Matemática
Através
das brincadeiras desenvolveram o raciocínio, a coordenação motora ampla e fina,
a concentração, montagem, construir usando a criatividade e a imaginação.
Movimento
Pesquisamos
na internet algumas danças africanas como Maculelê, Dança cultural
Afro-Brasileira e Grupo de Dança Pérola Negra onde os alunos tiveram a
oportunidade de assistir.
Linguagem Oral e Escrita
Deu-nos as principais ferramentas para o trabalho com o
tema em questão por meio de contações e recontações, faz-de-conta, hora da
literatura, exploração de materiais escritos, confecção de painéis coletivos,
pesquisas na internet, envolvimento dos pais que durante todo o projeto
estiveram muito presentes assim, convidamos a Somália mãe da Gabriely Cordeiro
para apresentar uma dança africana com os seus alunos do Pró-jovem onde todo o
CMEI pode assistir.
Natureza e Sociedade
Fizemos
passeios observatórios onde deixou o ensino mais prático, acessível e prazeroso
a exploração e a assimilação dos conteúdos, fomos passear junto com os colegas
do Pré I B onde pudemos observar uma fazenda construída pelos escravos que
conserva até hoje sua história e sua cultura a Fazenda Capão Alto.
Linguagem Oral e Escrita
Como
ficou bonito nosso nome escrito em japonês, na verdade ficou muito diferente. Os
alunos aprenderam também algumas palavras escritas em japonês como Deus, Jesus,
Com licença, Obrigado e Animais em geral.
PROJETO
PRÉ I B – PROFESSORAS: ROSANGELA E SALETE
TEMA:
BRINCRIAR
OBJETIVO:
Proporcionar às crianças o contato, manipulação e a confecção de variados tipos
de jogos, para que brincando e criando encontrem respostas às suas
curiosidades, aprendam, ensinem e interajam entre si desenvolvendo atitudes de
convivência saudável e construtiva.
O
projeto “Brincriar com os jogos” foi elaborado pelas professoras Rosangela
Ribeiro e Salete Regina Tavares do Nascimento com a turma do Pré I B, no Centro
Municipal de educação Infantil Rubens José Quintiliano. Para
a realização do projeto contamos com as dependências internas e externas do
C.M.E.I., realizamos ainda alguns passeios e contamos com a participação das
famílias e das demais turmas do C.M.E.I.
Tendo
em vista que o jogo tem um fator mágico em sua relação com os alunos, estes
estão sempre dispostos a jogar e brincar. E, este fator é talvez um dos mais
importantes do jogo, é o que promove a motivação gerando maior participação e
interação entre os envolvidos. Através
deste buscamos respostas às perguntas das crianças.
Proporcionamos às crianças o
contato, manipulação e a confecção de variados tipos de jogos, para que
brincando e criando encontrassem respostas às suas curiosidades, aprendendo,
ensinando e interagindo entre si desenvolvendo atitudes de convivência saudável
e construtiva.
Criando e realizando jogos a partir
das curiosidades das crianças.
Utilizando
os jogos para transmitir conteúdos e comportamentos socialmente valorizados em
que as crianças vivenciem situações e problemas, interagindo e superando-os.
Estimulando
o pensamento criativo e divergente, gerados pela criatividade. Aprendendo a
viver e conviver em sociedade, criando vínculos verdadeiros com os colegas.
Desenvolvendo
hábitos e atitudes, respeitando o outro, melhorando o comportamento social.
Incentivando
o gosto pelos diversos tipos de jogos e brincadeiras, assim como pela sua
confecção.
Compreendendo
a competição como parte e não como essência do jogo (saber perder e saber
ganhar).
Reafirmando
conhecimentos referentes a valores e normas que asseguram a formação da
personalidade das crianças.
Envolvendo
outras turmas do C.M.E.I. Em atividades diversas promovendo a interação entre
crianças de faixas etárias diferenciadas.
Contando
com a colaboração das famílias nas atividades com os jogos, assim como na melhoria
do espaço interno e externo da sala de aula.
Valorizando
brincadeiras de hoje e de outras gerações.
Diferenciando
o “eu” do “outro”.
Percebemos
através das brincadeiras e roda de conversa o interesse das crianças pelos
jogos e também observamos entre eles falas curiosas, como: “Depois da chuva vem
o arco-íris no céu...” E, não menos importante verificamos a necessidade de uma
melhor interação entre eles.
Partindo
desses interesses e necessidades, optamos por desenvolver o “Projeto Brincriar
com os jogos” através do qual contamos com a colaboração das crianças e suas
famílias melhorando o espaço interno e externo da sala de aula tornando-o
propício ao jogo e as brincadeiras.
Jogando
e brincando as crianças encontraram respostas às suas curiosidades, pois
partindo dessa perspectiva compreenderam que o jogo e as brincadeiras permitem
a criança criar, imaginar, fazer de conta. Funcionou como um laboratório de
aprendizagens, permitindo experimentar, medir, utilizar, equivocar-se e
fundamentalmente aprender. Pois, nada mais sério do que uma criança brincando.
Brincar é um direito fundamental a
toda criança do mundo inteiro, cada criança deve estar em condições de
aproveitar as oportunidades educativas voltadas para satisfazer suas
necessidades básicas de aprendizagem.
Para Piaget (1998), o jogo
constitui-se em expressão e condição para o desenvolvimento infantil, já que as
crianças quando jogam assimilam e podem transformar a realidade.
Florestam Fernandes MELO (1981) parece partilhar
desta concepção ao ressaltar que pelo jogo e pela recreação, a criança se
prepara para a vida, amadurece para se tornar um adulto em seu meio social.
Wallon (1994) evidencia o caráter emocional em que os
jogos se desenvolvem em seus aspectos relativos à socialização, a descoberta da
relação com o outro que o jogo é capaz de propiciar.
Freud (1983) referiu-se pela primeira vez à importância
do jogo infantil em 1903 naquela oportunidade afirma que no jogo a criança cria
o mundo dela, reordena suas ideias e as coisas do mundo.
Vygotsky (1992) faz a seguinte afirmação: “Inicialmente, as
primeiras ações lúdicas surgem com base na necessidade crescente da criança de
dominar o mundo dos adultos”.
Os jogos favorecem o domínio das habilidades de comunicação, nas suas
várias formas, facilitando a auto expressão. Encorajam o desenvolvimento
intelectual por meio do exercício da atenção, e também pelo uso progressivo de
processos mentais mais complexos, como comparação e discriminação; e pelo
estimulo à imaginação. Todas as vontades e desejos das crianças são possíveis
de serem realizados através do uso da imaginação, que a criança faz através do
jogo.
A aplicação de jogos, brincadeiras e brinquedos em diferentes situações
educacionais podem ser um meio para estimular, analisar e avaliar aprendizagens
específicas, competências e potencialidades das crianças envolvidas.
Na
Linguagem Oral e Escrita, trabalhamos com Rimas, par lendas, poesias,
adivinhas. Foram feitos registros através de desenhos,
pinturas, recorte, colagem; Entrevistas
com os pais; Painéis escritos pelos professores, registro de músicas, textos,
dramatizações, leituras e interpretações de textos, histórias, músicas.
Dinâmicas. Faz-de-conta e exploração de materiais escritos. Em
especial damos destaque para a Lenda do Arco-Íris onde os alunos fizeram
interpretação e reprodução da lenda, criando assim uma obra de arte
Através
da mesma. Nas
atividades envolvendo a área da
Matemática exploramos: Maior –
menor/ alto – baixo/ grande – pequeno. Formas geométricas. Quantidades.
Diferenças. Textura. Grandezas e medidas. Músicas. Destacamos
o jogo de bingo com os números e letras e a montagem de figuras com as formas
geométricas.
Em
Natureza e Sociedade ouvimos e contamos Histórias. Trabalhamos a Igualdade e a
Diversidade, realizamos Pesquisa com os pais; Observamos o Meio ambiente
realizando diversos Passeios, convidamos as mães para uma tarde de
Brincadeiras. Visitamos a Fazenda Capão Alto onde eles ficaram encantados com a
natureza e a história dos escravos que lá viveram.
Na
área da MÚSICA ouvimos Cantigas de roda e reproduzimos músicas com gestos,
usando o ritmo, dança, dramatização e exploração de objetos que produzem sons,
explorando sons do próprio corpo.
Nas
ARTES VISUAIS trabalhamos as cores, modelagens, desenhos, recorte, colagem,
pintura com tinta, lápis de cor, giz de cera, dobraduras, confecção de painéis
com material alternativo. Exploração
de várias técnicas: pintura gêmea, assopro com canudinho, jogos e brinquedos.
Manuseio de revistas e outros materiais impressos. Filmes, desenhos,
dramatizações. Sendo que a atividade artística que mais se destacou foi a origem
das cores onde realizamos a mistura de cores para obtermos as cores secundárias
e terciárias.
No
MOVIMENTO foram realizadas diversas atividades com música, danças, exploração
corporal no parquinho e dinâmico. A atividade que mais eles gostaram foi a amarelinha
das cores.
Conclusão
No decorrer do
desenvolvimento do projeto as crianças demonstraram grande interesse pelos
jogos e suas curiosidades foram sanadas sobre várias perguntas e
questionamentos que faziam logo no inicio do ano sobre: de onde vem o arco-íris
e se ele somente aparecia quando chovia, se vulcões explodiam a terra, se a
minhoca tem boca e o elefante voava, enfim estas respostas foram pesquisadas e
estas descobertas foram transformadas em jogos, experiências, conversas e
muitas atividades.
Ressalta-se a grande importância da
participação das famílias no cotidiano escolar onde foi criada a mala “Brinca
em casa”, onde os pais tiveram a oportunidade de jogar e brincar com seus
filhos, momentos esses relatados pelas crianças nas rodas de conversa com
grande alegria e entusiasmo.
A esperança de uma criança, ao
caminhar para escola é encontrar um amigo, um guia, um animador, um líder-
alguém muito consciente e que se preocupe com ela e que faça pensar, tomar
consciência de si e do mundo e que seja capaz de dar-lhe as mãos para construir
com ela uma nova historia e uma sociedade melhor.
PROJETO
PRÉ II A – PROFESSORAS: BERNADETE E RAQUEL
TEMA:
VIVENDO OS VALORES NA EDUCAÇÃO
OBJETIVO:
Ser capaz de conviver harmonicamente com as diferenças, respeitando os limites
da convivência social tendo como princípios básicos o amor próprio e aos
outros.
O
Projeto Vivendo os Valores na Educação foi desenvolvido com vinte alunos do Pré
II A do Centro Municipal de Educação Infantil Rubens José Quintiliano pelas
professoras Bernadete e Raquel, juntamente com os pais, comunidade e demais
turmas do CMEI entre os meses de abril e outubro de 2012, onde o mesmo visou auxiliar
a criança desenvolveram melhores atitudes de convivência, mais amistosa e
saudável através de vivências, brincadeiras em grupo e dinâmicas, onde com o
passar dos dias foram tomando consciência sobre a forma de agir com os colegas
e demais funcionários bem como no âmbito familiar também.
Foram
realizadas muitas rodas de conversa, onde cada criança pode expressar seus
sentimentos, relataram fatos, mudaram atitudes de violência, melhoraram o vocabulário,
e aprenderam a conviver juntos principalmente com os colegas que são portadores
de necessidades especiais, onde passaram a compreender melhor os fatos e
aceitaram novas regras, compreenderam a sua importância no mundo social e
valorizando-se assim a pessoa existente em cada um, através das histórias e as
virtudes que cada uma apresentava as belas mensagens e as tendências para o bem.
Puderam fazer comparações entre os personagens, dramatizarem e compreenderam
que devemos saber ganhar e perder, a brincar com todos os colegas, a
importância de Deus em nossa vida, aprenderam seus direitos, mas também seus
deveres, ou seja, conheceram valores da conduta humana através de conceitos até
então abstratos para as crianças e que se tornaram de fácil assimilação nas
diferentes atitudes do dia a dia.
As
crianças entraram em contato com diferentes tipos de livros, aulas passeio,
jogos em grupo, dinâmicas e convivência com pessoas mais experientes que muito
contribuíram para a melhoria da convivência, na escola e no mundo que os cerca,
o respeito aos limites de cada um e assim foram capazes de conviverem
harmonicamente uns com os outros, diferenciando o “eu” e o “outro”, e
asseguraram a formação da personalidade das mesmas e muitas barreiras foram
superadas, através das reflexões sobre suas ações corriqueiras.
Trabalhar
valores é algo que não é visível e imediato. Os valores se constroem no
convívio com o outro, nas ações do dia-a-dia, e, nós, educadores, precisamos,
além de dedicar a atenção a determinados valores no momento e na hora certa,
assumir esse compromisso com o coração e com a ação. É fundamental planejarmos
atividades específicas para refletir junto aos alunos sobre o comportamento
humano, sem apontar o defeito do outro, e oportunizarmos que cada um se "olhe"
e se expresse, trazendo exemplos de situações vividas para uma discussão. Isso
é agir em prol do bem-comum, é papel que cabe a cada um de nós.
É
durante esse período escolar que o educando toma posse dos conhecimentos
mínimos necessários para o exercício da cidadania, tomando consciência para a
escolha de um futuro profissional.
Assim,
considerando a escola como um amplo espaço de relações humanas onde decisões e
julgamentos são feitos a todo tempo, é preciso considerar o que se faz na
escola, de forma refletida ou irrefletida, consciente ou não, em busca da
defesa de finalidades ou bens maiores inscritos em nossos valores morais.
Temos a certeza que nossa semente foi
lançada e que certamente muitos frutos de boas atitudes foram colhidos e
acreditamos que outros futuramente germinarão no amanhã.
PROJETO PRE II B – PROFESSORAS: SONIA E
MARIA CRISTINA
TEMA: SÃO AS PERGUNTAS QUE
FAZEM O MUNDO GIRAR
OBJETIVO: Proporcionar às crianças meios de
darem sentido e significado ao mundo , a partir de seus
questionamentos,tornando-as pessoas observadoras, críticas e capazes de
refletirem e argumentarem perante as mais variadas situações da realidade que
as cerca.
Com a realização deste projeto,
pudemos constatar um grande envolvimento dos alunos com os temas trabalhados em
sala de aula, porque eles participaram trazendo suas contribuições através de
pesquisa realizadas com os pais, através de relatos, das idéias que nos davam
sobre os assuntos trabalhados, dos questionamentos que faziam e que muitas
vezes não concordavam com as respostas e então passavam a argumentar e fazer
possíveis hipóteses.
Foram gradativamente
desenvolvendo o censo critico e de observação, bem como buscando embasar suas
opiniões e comentários. Adquiriram uma grande autoestima e confiança e ao mesmo
tempo a noção de que o ser humano vai pouco a pouco ampliando seus
conhecimentos, pois não sabemos tudo, mas sempre temos algo para ensinar e
compartilhar com aqueles que convivemos.
Tratamos de
diversos temas e conteúdos, explorando-os dentro das áreas do desenvolvimento:
MOVIMENTO:
Contando com
recursos como: música, dança, exploração corporal, trilhas de obstáculos, parquinho,
brincadeiras livres e dirigidas.
MÚSICA: O processo de ensino e aprendizagem tornou-se mais atrativo
através de músicas variadas, histórias,
lendas, jogos e brincadeiras musico - corporais, etc.
ARTES VISUAIS:Permitiu a reprodução dos conhecimentos, o desenvolvimento da
criatividade e da imaginação através de desenhos, modelagens, recorte, colagem,
pintura usando diferentes técnicas e materiais, exploração e confecção de
livros, manuseio de livros, revistas e outros materiais escritos, filmes,
desenhos, músicas, histórias, dobraduras, dramatizações, alinhavos, etc.
LINGUAGEM
ORAL E ESCRITA:Deu-nos as principais ferramentas para o
trabalho com o tema em questão por meio de contações e recontações, faz de
conta, hora da literatura, dramatizações, construção e manipulação de fantoches
e livros, exploração de materiais escritos, confecção de painéis coletivos,
pesquisas, informativos, cadernos de registro com envolvimento dos pais ou
responsáveis.
NATUREZA E SOCIEDADE:Entrevistas e pesquisas com os pais e familiares, a participação e colaboração dos familiares
em determinadas atividades, passeios,
construção de jogos e brinquedos .Tudo isso deixou mais prático, acessível e
prazeroso a exploração e a assimilação dos conteúdos.
MATEMÁTICA:Dentro das atividades a
serem desenvolvidas trabalhou-se noções relativas ao conhecimento e
reconhecimento de numerais, quantidades, geometria, tempo, espaço, soluções de
situações problemas, pensamento lógico-matemático.
PROJETO PRE II C – PROFESSORAS: BENTA E JANICE
TEMA: SEMEANDO ECOLOGIA, COLHENDO CIDADANIA
OBJETIVO:
Estimular
as crianças a observarem e refletirem sobre hábitos do cotidiano, mostrando
lados positivos e negativos da ação do homem, conscientizando-os a valorizar a
preservação do meio ambiente e a cultivar a tolerância, aceitando as diferenças
entre as pessoas.
RELATO
– PRÉ II C: PROFESSORAS BENTA E JANICE
Este
projeto foi desenvolvido com a turma do Pré II C, onde frequentam 26 alunos
entre 5 a 6 anos no Centro Municipal de
Educação Infantil Rubens José Quintiliano, sob a regência e orientação das
professoras Benta Maria da Silva e Janice Aparecida de Oliveira, nos meses de
abril a outubro do ano 2012.
A
escolha do tema “Semeando ecologia colhendo cidadania” surgiu devido à grande
preocupação dos alunos com as plantas do jardim do CMEI em estarem murchas,
quase morrendo e sem vidas, em dias de calor intenso e a falta de chuva.
Diante
desta preocupação das crianças, surgiu a necessidade de trabalharmos com o tema
direcionado a preservação do meio ambiente, onde pudemos desenvolver nas
crianças uma consciência ecológica levando- as adquirir hábitos saudáveis
respeitando, preservando o nosso meio ambiente, para que assim os fenômenos e
acontecimentos físicos, biológicos e geográficos que temos vivenciados sejam
minimizados. Pois quanto mais cedo as crianças receberem noções de Educação
Ambiental, mais chances terão de serem adultos conscientes e responsáveis por
suas ações.
E
também percebemos a necessidade de trabalhar “valores” com nossas crianças
desde cedo, pois precisam perceber que ninguém é igual a ninguém, somos todos
diferentes e precisam aprender a respeitar essas diferenças.
Estimulamos
as crianças a observarem e refletirem sobre hábitos do cotidiano, mostrando
lados positivos e negativos da ação do homem, conscientizando-os a valorizar a
preservação do meio ambiente e a cultivar a tolerância, aceitando as diferenças
entre as pessoas, desenvolvendo o respeito, a cooperação, o humanismo com
atitudes do cotidiano. Transformando a boa conduta em serviço da natureza e da
sociedade levando-os a apreciar os aspectos estéticos da natureza, incluindo os
produtos da cultura humana, participando assim, de diferentes atividades
envolvendo a observação, pesquisa e reflexão do meio ambiente. Com isso
aprenderam a transformar material reciclável em objetos utilitários, adotaram
posturas no CMEI, em casa e em sua comunidade havendo assim interações
construtivas ambientalmente sustentáveis. As crianças também perceberam,
apreciaram e começaram a valorizar a diversidade cultural e sociocultural,
adotaram posturas de respeito aos diferentes aspectos e formas do patrimônio
natural, étnico e cultural.
A
Ecologia tornou-se um dos tópicos indispensáveis na Educação Infantil, e isso
tem um motivo: com a natureza ameaçada em diversos sentidos, nós precisamos
conscientizar as crianças desde cedo, para que elas desenvolvam uma relação de
respeito e colaboração com o meio em que vivem. Muitos dos hábitos incentivados
pelo professor serão reproduzidos em casa e por toda a vida, daí a importância
de dedicar um olhar especial para essa questão da preservação do meio ambiente,
as próprias crianças puderam transmitir em suas casas “regrinhas” aprendidas no
CMEI, como fechar a torneira enquanto escova os dentes, separar o lixo por
tipo, não jogar papéis em branco, reaproveitar materiais etc.
Dessa
maneira, as famílias e a sociedade em geral só têm a ganhar, pois um dos
problemas mais graves que afeta a todos os seres humanos, na atualidade, é a
degradação do meio ambiente, na história do planeta aconteceram catástrofes
ecológicas muito graves que causaram danos, em suas maiorias irreparáveis. Os
seres humanos, os animais e as plantas foram diretamente afetados por estes
desastres ecológicos, causados geralmente pelo homem.
A
destruição dos bosques, a extinção de diversas espécies, assim como a poluição
atmosférica, são algumas das consequências da atitude irresponsável do ser
humano, a ambição e o egoísmo do homem ao pensar que pode fazer tudo o que
deseja com os recursos que o planeta lhe oferece e isto está levando a sua
destruição.
A
escola é um ótimo local para se aprender a importância de respeitar e cuidar do
meio ambiente.
“A
educação ambiental deve fazer o aluno a perceber que o planeta Terra poderá
sobreviver, se o homem considerar-se parte da natureza e não superior a ela”,
afirma Sandra Branco (GPEI, pg.08), e também diz que: “Um bom mestre é capaz de
transformar seus alunos, ou melhor, possibilitar a transformação, aliando-se a
técnicas eficazes que provocam a experiência e a reflexão, isso se dá,
principalmente, por meio de atividades nas quais eles se veem nas ações
praticadas”.
Um
grande desafio que tivemos na hora de realizarmos as atividades sobre o meio
ambiente foi fazer com que nossas crianças percebessem que tudo que está em
volta delas faz parte da natureza e deve ser usado com parcimônia e senso de
preservação, não basta criar fantoches e bonecos para dizer como reaproveitar o
lixo, é preciso conscientizá-las da interação que existe entre o homem e o meio
em que vive. Todas as atividades sobre o assunto “meio ambiente” foram realizadas
com muita conversa, destacando sempre a interação que se tem com o ambiente,
independentemente do que se estiver trabalhando.
Para
a professora Sandra Ruffino, (GPEI, pg. 04),” não basta realizar atividades
sobre o meio ambiente sem que antes as crianças conheçam o espaço em que vivem,
quantas vezes passamos por um mesmo lugar e não nos damos conta de que ali
existe uma árvore ou uma construção?”
Ela
aponta como discussão primordial a percepção ambiental, ou seja, a capacidade
dos alunos de detectar as particularidades do meio no qual estão imersos.
Diante
disso sabemos que a escola, o CMEI também são responsáveis pelo processo de
socialização infantil e são os primeiros espaços das vivências das tensões
sociais, nesses ambientes escolares que os preconceitos e os estigmas surgem
pela primeira vez. Um é mais baixinho, outro possui traços orientais e tem
outro que usa óculos, um é gordinho, outro tem a pele mais escura. As
particularidades das pessoas já estão presentes na infância, por isso, a aceitação
e o respeito às diferenças devem ser aprendidos desde cedo, para que se tornem,
aos poucos, espontâneos e o aprendizado de aceitação das diferenças depende,
sobretudo, do ambiente em que a criança está inserida.
As
crianças na educação infantil, quando começam a perceber o outro, elas já
localizam identificações e diferenças, sua tendência inicial é se aproximar
daquele que considera igual, familiar. Além do próprio estranhamento aquilo que
lhe é diferente, ela já pode vir com uma “carga” de preconceito de fora, do
convívio com adultos, pode então manifestar discriminações na escola, isolando
colegas por motivos diversos: pertencer à outra raça ou outro nível social, ter
aparência física diferente, fazer xixi na cama etc.
Os
sinais mais freqüentes dessas exclusões são o tipo de olhar, as palavras
agressivas ou de desprezo e o distanciamento físico.
Segundo
a psicóloga Lêda Zoéga, (GPEI, pg.06): “Em todos os casos, a habilidade da
professora em trabalhar essas diferenças na sala de aula será fundamental para
que a criança não seja vista como diferente, não se isole e se retraia”.
“As
crianças, desde que nascem, participam de diversas práticas sociais no seu
cotidiano, dentro e fora da instituição de educação infantil, dessa forma,
adquirem conhecimentos sobre a vida social no seu entorno. Sendo que é na
instituição de educação infantil que as crianças encontram a possibilidade de
ampliar as experiências que trazem de casa e de outros lugares, de
estabelecer novas formas de relação e de
contato com uma grande diversidade de costumes, hábitos e expressões culturais.
(RCN’S, pg.181)”.
Em IDENTIDADE E AUTONOMIA trabalhamos
respeito às características pessoais, relacionadas a gênero, etnia, peso
estatura e outros. Tiveram conhecimento, respeito, valorização de diferentes
culturas e utilização de algumas regras elementares de convívio social,
observando e explorando o ambiente com atitude de curiosidade,
identificando situações de risco do seu
ambiente.
Em MOVIMENTO ampliaram gradualmente o
conhecimento e o controle sobre o corpo e o movimento em situações cotidianas e
em suas brincadeiras.
Também se apropriaram das habilidades de força,
velocidade, resistência e flexibilidade.
Nas ARTES VISUAIS exploraram e manipularam
diferentes materiais,
Criaram desenhos, pinturas, colagens e modelagens a
partir de seu próprio repertório e da utilização dos elementos da linguagem das
artes visuais: ponto, linha, forma, cor, volume, espaço, textura. Aprenderam a
ter cuidados com os materiais no espaço físico da sala, e com os trabalhos e objetos
produzidos individualmente ou em grupos.
Em MÚSICA promovemos situações com
músicas, canções e movimentos corporais tiveram conhecimento e participaram de brincadeiras e jogos cantados explorando e identificando elementos
da música para se expressarem, interagirem com os outros e ampliarem seu
conhecimento de mundo.
Já
em LINGUAGEM ORAL E ESCRITA exploraram
materiais impressos como livros, revistas, histórias em quadrinhos, etc.
Reconhecimento da escrita de seu nome e de seus colegas, identificando as
letras do alfabeto individualmente, ampliando gradativamente as possibilidades
de comunicação e expressão, demonstrando interesse na leitura de diversas
modalidades de textos e fizeram uso da linguagem oral para se comunicar e
expressar desejos, necessidades, opiniões, idéias, preferências e sentimentos,
e relatar suas vivências nas diversas situações.
NATUREZA E SOCIEDADE
houve reconhecimento de fenômenos da natureza, envolvendo a observação e a
pesquisa, fizeram manutenção e preservação dos espaços coletivos e do meio
ambiente, tendo conhecimento e observação da paisagem local identificando
alguns papéis sociais existentes em seus grupos de convívio, dentro e fora da
instituição. Exploraram o ambiente,
relacionaram-se com pessoas, estabeleceram contato com objetos diversos,
manifestando o interesse e a curiosidade havendo um grande desenvolvimento de
hábitos de preservação da saúde e do meio ambiente.
Na MATEMÁTICA foram feitos registros
espontâneos dos numerais em situação de uso funcional, (uso social, contagem,
calendário). Exploraram situações problemas onde envolviam contagens, medidas,
códigos numéricos, sistema monetário, também fizeram utilização de vários tipos
de relação (comparação, classificação, ordenação, seriação, expressão de
quantidade e a descrição e representação de pequenos percursos e trajetos, observando
pontos de referência).
A avaliação
deste projeto aconteceu principalmente a partir da observação e dos registros
das atividades executadas, de modo gradual e contínuo. Estas observações e
registros serviram para que o projeto fosse avaliado com a mesma constância com
que foi sendo realizado, pois desta maneira, pudemos perceber o desenvolvimento
das potencialidades das crianças, desta forma observar o crescimento gradual e
global de nossos pequenos no decorrer de todo processo, comparando-o com ele
mesmo na construção de seus saberes. Diante dos objetivos que foram propostos
neste projeto, fizemos uma análise de todas as atividades que foram realizadas
dentro e fora da sala de aula com nossos alunos e chegamos á conclusão que
conseguimos atingir os objetivos traçados, onde o tema proporcionou
experiências diferenciadas em que as crianças tiveram a oportunidade de falar e
expor suas vivências, questionando e realizando as atividades propostas.
PROJETO PARA TODAS AS TURMAS – PROFESSORAS MICHELE
E SANDRA
TEMA: JOGOS E BRINCADEIRAS
OBJETIVO: Estimular a criatividade das crianças
através do brincar e dos brinquedos construídos por elas.
1 comentários:
Parabéns pelos projetos meninas!
Com certeza as crianças tem muito a ganhar em aprendizagens e vivências...
Abraços!
Nanci
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